Li um livro sobre “Supercomunicação com neurolinguística”. E
ali existem duas dicas bem interessantes para facilitar a comunicação,
principalmente para o caso de pessoas que não conhecemos (olha aí uma dica importante para começar um networking!).O
autor menciona a necessidade de termos as perguntas certas, e as vezes
não sabemos muito bem como nos aproximar.
Então ele sugere usar o método
FROGS. Que significa perguntar:
F = familia e amigos
R = recreação e lazer
O = ocupação
G = geografia
S = vida social
R = recreação e lazer
O = ocupação
G = geografia
S = vida social
Olhando isso, vemos como realmente é simples! “Você tem filhos? Você é
casado?”, “O que você gosta de fazer? Gosta de futebol? Gosta de
fotografia?”, “Como está o seu trabalho? Como você motiva sua equipe?”,
“Onde você passou as suas férias? Você já esteve no Rio Grande do Sul?”,
“Você costuma sair muito? Já foi naquele restaurante tal?”.
São perguntas não muito evasivas e não muito particulares. Dá uma
margem boa para iniciar uma conversa e identificar pontos em comum.
Identificados estes pontos, fica muito mais simples de fluir com a
conversa. “Você também é gremista? Que legal! O que achou do jogo
ontem?”.
Uma frase do autor, em seguida, é bem interessante: “Se você fizer
boas perguntas, ouvir com atenção e fornecer alimento emocional à sua
conversa, gradualmente ganhará respeito e autoconfiança”.
O alimento emocional que o autor menciona pode ser descrito pelo
acrônimo AARDVARC (meio chatinho de decorar, admito, mas interessante):
A = apreciação
A = aceitação
R = respeito e reconhecimento
D = desejo
V = valor
A = aprovação
R = reestabelecimento de confiança
C = contratulações, elogios
A = aceitação
R = respeito e reconhecimento
D = desejo
V = valor
A = aprovação
R = reestabelecimento de confiança
C = contratulações, elogios
“Para ser interessante, seja interessado” ele termina o capítulo. O que significa cada um desses itens?
Apreciação: por exemplo,
apreciar o fato da outra pessoa estar lhe disponibilizando um tempo para
você. Durante a reunião, tentar apreciar o conhecimento dele. O fato
aqui é “massagear o ego” da pessoa com a qual você está conversando.
Segundo o autor, se você apreciar o seu modo de pensar, o que está
dizendo e o seu sentimento, é quase certo que ele mostrará apreciação
pela próxima coisa que você disser, dando crédito por ela.
Aceitação: é o combustivel do
ser humano. Todos nós precisamos nos sentir aceitos, isso é fato. O
desejo de qualquer pessoa é encontrar alguém com que possa se sentir à
vontade, você concorda? Aqui não tem grandes dicas. Diz apenas para você
aceitar a pessoa com a qual você está conversando.
Reconhecimento/Respeito:
Usando a questão da reunião de negócios, você pode em um certo momento
expressar que sente um enorme respeito pela maneira como ele está
conduzindo o projeto. Você afaga o ego dele de novo, e isso o torna
ainda mais confiante em relação a você. O difícil, neste caso, é não
parecer um bajulador barato, pois isso tende a apenas piorar as coisas.
Honestidade e sinceridade devem valer. Se ele é um péssimo gerente de
projetos, tente elogiar alguma atitude dele. “Um grande respeito pela
sua atitude na forma como conduziu aquele conflito com seu time”.
Desejo: no mundo dos
negócios, essa palavra não tem muita aplicação. Mas sabemos que todo ser
humano gosta de se sentir desejado (como apreciado). Só cuidado para
não expressar o seu desejo por aquela loira da foto, que pode vir a ser a
pessoa com a qual você negocia
Valor: as pessoas gostam de
se sentir úteis e que suas opiniões ou atitudes tem valor. Durante uma
reunião, um simples: “A sua opinião sobre este assunto seria de grande
valor para mim”. Seria como dizer: “Seu que você é inteligente”. Ou
utilize isso no final da reunião com um “Ótima reunião! Suas opiniões
foram valiosas para nós”.
Aprovação: somos todos
eternas crianças. Portanto, sentimos a necessidade de aprovação o tempo
todo. Você deve aprovar as atitudes de seus subordinados, por exemplo,
sempre quando convir. Aqui vale aquela regra do “gerente-minuto”: flagre
seus funcionários fazendo coisas boas e certas, e elogie! Demonstre sua
aprovação com isso. E se algo não estiver realmente bom? Use um
“Realmente posso perceber que você está se esforçando bastante; está
ficando muito bom” e em seguida você pode usar um “MAS” e em seguida
sugerir algumas alterações. Isso não é mais correto do que usar um
“Não!! Está tudo errado!! Suma da minha frente com isso e refaça!!”?
Restabelecimento da confiança:
todos precisam que sua confiança seja restabelecida em um ou outro
estágio. Um exemplo bem clássico é aquela pessoa que recém se acidentou
com o carro. Ele demora um tempo até ter novamente confiança em fazer
aquilo que antes era tão trivial. Por isso, mesmo que você ache que a
pessoa que você está dialogando ainda está satisfeito com alguma coisa,
busque se informar se realmente está tudo ok. Certifique-se de que ele
ainda confia em você da mesma forma.
Congratulação: um elogio
sincero geralmente é um dos maiores motivadores nas empresas. Uma dica
interessante aqui é personalizar os elogios. Ao invés de elogiar um
trabalho realizado, tente elogiar a forma com que a pessoa realizou o
trabalho. Dessa forma você está elogiando explicitamente não só o
resultado, mas também a pessoa que o realizou.
A dica final que o livro traz é de elogiar sempre com sinceridade.
Se você descobrir que o seu cliente tem um interesse em comum com você
(um hobby, por exemplo) você pode quebrar o gelo e começar a estabelecer
um sentimento de confiança quase que instantâneo. Um exemplo simples:
você entra na sala de um cliente e nota que ele tem uma placa de prata
com o seu nome, diversas folhas de papel em cima da mesa, um computador
notebook de última geração, um quadro onde aparecem sua filha bonita e
alguns troféus de campeonatos de boliche.
O que você apreciaria? Eu, particularmente, tentaria os troféus de
boliche. Visivelmente é algo que ele gosta de fazer e dedica um bom
tempo nisso, ao ponto de participar de campeonatos. De repente ele
menciona algo sobre os filhos, e você já emenda dizendo que a filha dele
é muito bonita (sem demonstrar excitação, por favor!) e pergunta se tem
mais filhos. Aí a conversa já pode entrar na tática FROGS. Você deixou
ele falar a respeito de um assunto que com certeza abriu um leque de
opções interessantes para vocês dois se conhecerem melhor. E é mais
fácil negociar com alguém que se sente mais a vontade, do que negociar
com alguém que o olha com desconfiança.
Se você elogiasse seu notebook, fizesse algum comentário sobre a
placa de prata ou sobre as folhas de papel (ou pior ainda, falasse da
filha diretamente) você seria muito superficial. Imagine o elogio ao
notebook. Ele possivelmente falaria que “é uma boa máquina realmente”. O
que você falaria em seguida? “Onde você comprou”? “Roda GTA4″? Ou quem
sabe “Quanto custou”? Todas essas perguntas não acrescentariam nada, não
acham?
Enfim. Acho que essas dicas acrescentam bastante no nosso dia-a-dia.
Seja com nossos subordinados, seja com nossos chefes, seja com clientes
ou mesmo quando quisermos realizar networking com colegas de cursos e
afins.
Técnicas semelhantes podem ser aplicadas em nosso dia-a-dia em abordagens comuns, como nova forma de fazer amigos, aquele flerte, etc.
Fonte: http://www.agileway.com.br/2008/08/01/algumas-dicas-de-neurolinguistica/
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